Enem 2018: treine espanhol com La Casa de Papel

Dica por Danillo Guimarães, professor de Espanhol do Século Colégio e Curso

La Casa de Papel: Temporada 1

‘La Casa de Papel’ es una ficción, creada por Álex Pina (‘Vis a vis’), es un thriller con altas dosis de acción y un ritmo trepidante que nos presenta el robo más grande que se ha narrado en la pequeña pantalla. Tras años investigando minuciosamente y analizando cada detalle del plan, un enigmático e inteligente personaje, que se hace llamar El Profesor, recluta a una singular banda de atracadores. Todos ellos tienen ciertas cualidades y aptitudes por las que han sido seleccionados, pero comparten un punto en común: no tienen nada que perder.

El ambicioso plan consiste en atracar la Fábrica Nacional de Moneda y Timbre, con el objetivo de mantenerse encerrados durante 11 días para fabricar 2.400 millones de euros. Allí deberán lidiar con los empleados del ente y un grupo de adolescentes que se encuentra realizando un visita extraescolar a la fábrica. Aunque cuentan con un plan estudiado hasta el más mínimo detalle, se toparán con giros inesperados que era imposible prever. Así arranca esta partida de ajedrez donde El Profesor, 7 ladrones, 67 rehenes, sus familias y los cuerpos de élite de la policía deberán analizar cada uno de sus pasos. ¿Quiénganarála partida?

La Casa de Papel é um dos maiores sucessos não norte-americanos da Netflix, com boa repercussão também no Brasil. Uma história que não parecia especialmente fácil de entender,a partir do texto podemos dizer que:

  1. La Casa de Papel foi assalto com reféns na Casa da Moeda e Selos, a instituição que produz o dinheiro espanhol.
  2. É filme lançado pela Netflix segue estilo dramalhão mexicano onde público se identifica com o bando
  3. La Casa de Papel retrata os dias de um assalto e sequestro na Casa de Moeda com intuito de produzir dinheiro.
  4. A série narra um plano  engenhoso que envolve uma síndrome de Robin Hood, onde se rouba para ajudar aos pobres.
  5. Conta a história do Professor, que, assim como os demais ladrões adotam nomes de cidades na tentativa de esconder a identidade.

>>> De olho na vaga: veja todas as dicas do Século Colégio e Curso para a prova do Enem 2018

Comentário 1: Nos últimos anos a série e músicas em língua espanhola vêm dominando o cenário nacional televisivo e nas rádios. Músicas como: Despacito, Bailando, Downtown, Mi Gente entre outras estão constantemente fazendo parte do entretenimento dos brasileiros, assim como por boa parte do mundo. Não tão diferente se encontram as série que são vistas por plataformas como a Netflix, que revivem e criam histórias como em La casa de Papel e Narcos, Coco, que são produções exitosas e divulgam a língua espanhola por todo o mundo.

Desta forma podemos entender e a partir de uma análise, identificamos que até 2017 não foi abordado nenhum tipo de gênero textual que se relaciona a cinema ou série. E a dica de hoje é que vejam ou leiam sobre estas duas produções por serem as mais importantes nos últimos dois anos, também para ajudar no enriquecimento de vocabulário em língua espanhola, a leitura de jornais hispânicos e espanhóis como: El Clarin, El Mundo e El Pais.