Enem 2018: Prova pode conter questão relacionando Ética e Política

Dica por: Jean Pierre, professor de Filosofia do Século Colégio e Curso

Caros alunos, muito otimismo, perseverança, atenção e confiança nas questões relacionadas à disciplina de Filosofia no Enem de 2018. Os temas mais abordados diante dessa disciplina se configuram da seguinte forma:

Ética e Política – diante deste assunto você precisará diferenciar a Ética da Moral. A Ética se caracteriza como um conjunto de valores e princípios. A Moral é a prática. O que faz a Ética e a política ser relativa com a história é distinguir as principais ideias e estudos sobre o assunto, produzidos pelos seguintes filósofos: Aristóteles, Maquiavel, Immanuel Kant e Jeremy Bentham. É necessário que você compreenda e interprete as principais ideias, e o trabalho desses quatro filósofos para promover a resolução de suas questões.

Epistemologia – Esse assunto aborda a questão do conhecimento científico. Envolve reconhecer como produzimos conhecimento abordando a questão das diferenças entre os racionalistas, empiristas e o criticismo kantiano.

Liberdade X Determinismo – Esse assunto aborda temas políticos que estão ligados ao efeito cultural possibilitando que você perceba quais os fatores que comprometem e induzem o seu comportamento diante da sociedade.

>>> De olho na vaga: veja todas as dicas do Século Colégio e Curso para a prova do Enem 2018

Questão para treinar

O brasileiro tem noção clara dos comportamentos éticos e morais adequados, mas vive sob o espectro da corrupção, revela pesquisa. Se o país fosse resultado dos padrões morais que as pessoas dizem aprovar, pareceria mais com a Escandinávia do que com Bruzundanga (corrompida nação fictícia de Lima Barreto).

O distanciamento entre “reconhecer” e “cumprir” efetivamente o que é moral constitui uma ambiguidade inerente ao humano, porque as normas morais são:

  • A) decorrentes da vontade divina e, por esse motivo, utópicas.
  • B) parâmetros idealizados, cujo cumprimento é destituído de obrigação.
  • C) amplas e vão além da capacidade de o indivíduo conseguir cumpri-las integralmente.
  • D) criadas pelo homem, que concede a si mesmo a lei à qual deve se submeter.
  • E) cumpridas por aqueles que se dedicam inteiramente a observar as normas jurídicas.

Resolução e Comentário

D- As normas morais foram criadas pelos homens e todos devem submeter-se a elas para que possam ter uma convivência equilibrada.