Enem 2018: Peça publicitária é usada em questão de história

Dica por: Phelipe Egito, professor de História do Século Colégio e Curso
Fonte: site do Ebah

Segundo o panfleto ao lado, emigrar para o Brasil, saindo da Itália no ano de 1876, era um bom negócio. Uma “terra de oportunidades”, o clima tropical e as riquezas minerais são alguns dos atrativos elencados. Soma-se ainda o fato de que:

(A) a Lei de Terras, assinada pelo governo imperial em 1850, servia como incentivo para a vinda dos europeus para o Brasil, uma vez que garantia o repasse de pequenas propriedades agrícolas gratuitamente aos imigrantes.

(B) a necessidade em aumentar a mão de obra nas lavouras canavieiras era grande, pois o Brasil estava no auge da produção açucareira.

(C) o Centro-Oeste brasileiro, região que iniciou seu processo de ocupação e formação em meados dos Oitocentos, abrigava consideráveis levas de imigrantes italianos, alemães e poloneses.

(D) o governo da Inglaterra começou a apoiar o tráfico de escravos para o Brasil, o que diminuiu a população livre e aumentou o número de cativos no país.

(E) os pequenos proprietários, durante as guerras de unificação na Itália e Alemanha, foram expulsos de suas terras e viram, em outras regiões, uma oportunidade para começar nova vida.

Veja todas as publicações sobre Enem 2018 em parceria com o Século Colégio e Curso >>>

Alternativa correta Letra “E”. Com o fim do tráfico intercontinental, houve a necessidade de criar uma política de incentivo a imigração para substituir o braço negro que começava a faltar. Nesse contexto, a situação interna de Itália e Alemanha (que passavam pelos seus processos de unificação) contribuiu para que camponeses italianos e alemães aceitassem emigrar para o Brasil, pois eles viam na América uma oportunidade para desenvolvimento econômico. Além disso, a imigração era parte de um projeto maior do Imperador D. Pedro II que tinha o objetivo de embranquecer a população brasileira.