Concurso da PM divulga local de realização da segunda fase do certame

Foi divulgado, nesta segunda-feira (14), o edital de convocação dos dois mil candidatos habilitados no concurso público da Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros da Paraíba para a realização do exame psicológico. A segunda etapa do certame será aplicado neste sábado (19) e no domingo (20).

>>> Confira o edital de convocação para a segunda fase do concurso da PM

De acordo com o edital, o exame será realizado em João Pessoa. No sábado o exame acontece no período da tarde, com os portões sendo aberto às 13h e com fechamento às 14h. No Domingo o exame será aplicado no período da manhã. Com portões sendo abertos às 7h e fechados às 8h.

O cartão de convocação para o exame psicológico contendo a data, o local, a sala e o horário de realização do exame estão disponibilizados no site da IBFC, responsável pela organização do certame.

Concurso da PM

O resultado do concurso da PM foi divulgado no dia 8 de maio. Entre os quase 80 mil inscritos, dois mil foram habilitados para a segunda fase do certame que é o exame psicológico. Nesta fase, serão feitas análises objetivas e padronizadas das características cognitivas, emocionais e da personalidade de cada candidato, aplicando um conjunto de procedimentos para avaliar a compatibilidade deles com a função de policial militar e de bombeiro militar. Para fazer um bom teste, os concorrentes devem dormir pelo menos oito horas na noite anterior, comer comidas leves e saudáveis nas horas que antecedem os testes e, principalmente, evitar a ingestão de bebidas alcoólicas.

A terceira fase será a apresentação dos exames de saúde e o presidente da comissão do concurso, coronel José Ronildo, alerta que os candidatos já comecem a providenciar estes exames laboratoriais, que demoram cerca de 12 dias para ficar prontos. “Da divulgação do resultado da prova intelectual até o exame de saúde, é mais de um mês, então é fundamental que o postulante a uma vaga fique atento para não deixar para a última hora e correr o risco de ser reprovado”, orienta.

O exame de saúde tem previsão para acontecer no dia 18 de junho, no Centro de Educação da Polícia Militar, em Mangabeira VII, na Capital. Lá, os candidatos vão apresentar os 15 exames laboratoriais exigidos, que devem ter, obrigatoriamente, o nome e o número de identidade do candidato no exame, e passarão por uma inspeção para verificar a altura, capacidades visuais e auditivas, bem como a parte bucal e clínica.

Já os testes físicos a avaliação social devem acontecer no mês de junho. >>> Confira dicas de como se preparar para o exame de aptidão física no concurso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da Paraíba

Só após passar em todas as cinco fases e ficar dentro do número de vagas estabelecidas, é que o candidato será convocado para a pré-matrícula, que acontecerá em dois momentos diferentes.