Recenseadores do IBGE vão visitar cerca de 170 mil estabelecimentos na Paraíba

IBGEOs recenseadores vão visitar cerca de 170 mil estabelecimentos agropecuários durante o Censo Agropecuário 2017, na Paraíba. A tarefa de visitar os 223 municípios do estado serão dos 506 agentes censitários que serão contratados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além dos 506 candidatos que serão selecionados para o cargo de agente censitário, ainda serão contratados na Paraíba três candidatos para a vaga de analista censitário, onze candidatos para agente censitário administrativo, doze vagas para agente censitário regional, e seis vagas para agente censitário de informática, 34 candidatos para o cargo de agente censitário municipal, 116 candidatos para agente censitário supervisor.

IBGE

Na última segunda-feira (10), foi publicado o primeiro edital do IBGE para preencher algumas das vagas necessárias para a execução do Censo Agropecuário. Neste primeiro edital a remuneração dos cargos pode chegar a R$ 4.000,00. E as inscrições podem ser feitas até o dia 9 de maio, exclusivamente pela intenet, no site da organizadora do certame.

A expectativa que o segundo edital seja publicado na próxima segunda-feira (24). As operações do 10º Censo Agropecuário do IBGE começam em 1º de outubro de 2017. Ao longo de cinco meses, os recenseadores irão visitar mais de 5 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o país, levantando informações sobre a área, a produção, as características do pessoal ocupado, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos e a agricultura familiar, entre outros temas. Os resultados do Censo Agro 2017 devem começar a ser divulgados pelo IBGE em 2018.