Justiça Federal de Campina Grande seleciona conciliador

seleção conciliador em Campina GrandeNesta quinta-feira (21), a Justiça Federal na Paraíba lançou o edital de seleção de conciliadores. A atuação destes será no Juizado Especial Federal da 9ª Vara, na subseção judiciária de Campina Grande. São 10 vagas para contratação imediata e mais 20 para cadastro de reserva. As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de agosto.

A seleção vai será através de analise curricular e entrevista, que devem ocorrer entre 12 e 16 de setembro. O Local e horário serão divulgados pela Justiça Federal. Para participar do certame, o candidato deve ter idade mínima de 18 anos e ser brasileiro. E ainda, ser bacharel em direito ou estar cursando a segunda metade do bacharelado em direito.

Para se inscrever o candidato deverá ir a sede da Justiça Federal em Campina Grande, que fica na Rua Edgarg Vilarim Meira, Liberdade. Na sala de atendimento do Juizado Especial, no horário das 9h às 18h. O exercício da função não é remunerado. Contudo, se exercida continuamente por mais de um ano pode constituir título para os concursos promovidos pelo TRF 5ª Região. Para os bacharéis e direito o período é reconhecido como atividade jurídica, necessária para a inscrição definitiva em concurso para a magistratura.

A função

De acordo com o edital, o conciliador será responsável por examinar as ações, preparar relatório sobre a questão judicial, abrir e conduzir a sessão de conciliação, promover o entendimento entre as partes, certificar os atos ocorridos na audiência e lavrar os termos de conciliação e de audiência a serem homologados pelo Juiz.