Ministério da Fazenda solicita 3.500 vagas ao Ministério do Planejamento

O Ministério da Fazenda solicitou ao Ministério do Planejamento 3.500 vagas para novos concursos que estão sendo planejados paa o ano de 2015. Desse total, 3 mil vagas são apenas para o cargo de assistente técnico-administrativo. As demais 500 vagas seriam para analista técnico-administrativo, cargo de nível superior com remuneração inicial de R$ 4.884,02.

O Ministério da Fazenda já promoveu três concursos para assistente técnico-administrativo. Em todas as oportunidades, a seleção foi feita apenas por meio de provas objetivas. A última foi realizada em 2014 e teve 263.770 inscritos concorrendo a 1.026 vagas distribuídas por todo o país (exceto São Paulo e Distrito Federal, que à época da abertura possuíam seleção vigente). A nomeação dos classificados já foi autorizada, mas ainda não ocorreu devido à decisão judicial que determinou a realização prévia de concurso de remoção para os atuais servidores. A validade do concurso expira em junho deste ano, mas ainda pode ser prorrogada, por um ano, a critério do órgão. A distribuição das vagas do novo concurso provavelmente dependerá do andamento da seleção vigente.

No concurso do ano passado, as provas foram sobre Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Conhecimentos de Informática, Atualidades, Gestão de Pessoas e do Atendimento ao Público, Ética do Servidor na Administração Pública, Administração Pública Brasileira e Regime Jurídico dos Agentes Públicos. No caso de analista, o último concurso, para 192 vagas, foi aberto em 2013, tendo sido admitida a formação superior em qualquer área para o ingresso no cargo.