Resultado do concurso da PMPB será divulgado nesta quarta-feira

O resultado preliminar do concurso para soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da Paraíba será divulgado nesta quarta-feira (3). A informação foi confirmada pela assessoria da PM. Após a divulgação do resultado, os concursados terão um prazo de 48 horas para interpor recursos contra a contagem de pontos.

Antes, a organizadora do certame, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) havia informado que o resultado seria publicado até a próxima sexta-feira (5).

As provas objetivas foram aplicadas no último dia 10. Dos 58.969 candidatos que se inscreveram para o certame, 10.290 não compareceram ao local de prova. Além desses, outros 20 candidatos também não fizeram a prova porque foram eliminados por serem flagrados com celular.

O certame é constituído de cinco etapas, ficando condicionada a realização das seguintes à aprovação nas fases anteriores. O exame intelectual, que é a primeira etapa, teve 80 questões que abordam assuntos de português, raciocínio lógico, história da Paraíba, geografia da Paraíba, noções de direito, legislação e sociologia. As outras quatro etapas do certame são: avaliação psicológica, avaliação de saúde, física e social.

Na primeira etapa, de acordo com o edital, estará eliminado o candidato que não obtiver o mínimo de 40% do total de pontos atribuídos a cada prova de conhecimento e/ou não obtiver o mínimo de 50% do total de pontos atribuídos ao conjunto de todas as provas.

Rafaela Gambarra