Mais de 50 mil candidatos fazem concurso em João Pessoa

Mais de 50 mil candidatos fazem as provas do Concurso do Magistério da Prefeitura de João Pessoa neste domingo (12). As provas são aplicadas em 40 escolas públicas, além da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Unipê, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Ao todo, são 53.497 pessoas inscritas para concorrer às 1.300 vagas oferecidas. O cargo de Agente Educacional I, com 200 vagas, foi o mais concorrido, com 24.286 inscritos e concorrência de 121,43 por vaga. Confira aqui a concorrência para todos os cargos.

“Vai ser um dia de bastante movimento em João Pessoa. O sistema de segurança e fiscalização já foi montado. Além da Polícia Militar, a Guarda Municipal – da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) – também estará atuando na segurança e a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) vai estar presente para dar mais fluidez ao trânsito. Eu irei aos locais de prova não como fiscal, mas apenas para acompanhar o andamento do concurso”, disse o secretário de Educação e Cultura de João Pessoa, Luiz de Sousa Junior.

O secretário de Educação faz um alerta para as pessoas que estão concorrendo a mais de uma vaga. “O candidato que está fazendo o concurso para dois cargos tem que prestar atenção nos locais de prova, pois vão fazer duas, uma no turno da manhã e outra à tarde, que podem ser aplicadas em locais diferentes”, explicou.

Para os cargos de Professor da Educação Básica I e Professor da Educação Básica II, a prova escrita objetiva será realizada no período da manhã, das 8h às 12h. Já para os cargos de Assistente Social Escolar, Orientador Educacional, Psicólogo Escolar e Supervisor Escolar, no período da tarde, das 14h às 18h.

Para os candidatos de Nível Médio – Agente Educacional I, que farão prova escrita de múltipla escolha e redação, o exame também acontece no período da tarde, das 14h às 18h.

Locais
Para verificar o local ou locais de prova, o candidato deve acessar o site da FGV. Caso não consiga visualizar, ainda existem outros dois caminhos: ligar para o 0800 283 4628 ou mandar um e-mail para concursopebjp@fgv.br.

Prova
O candidato deverá assinalar a resposta das questões objetivas, usando caneta esferográfica de tinta azul ou preta, em material transparente, no cartão de respostas, que será o único documento válido para a correção das provas. Somente depois de decorridas duas horas do início do exame, o candidato poderá entregar seu Caderno de Questões, seu cartão de respostas e sua folha de textos definitivos ao fiscal de sala e retirar-se da sala de prova sem levar o caderno de provas.

Será eliminado do concurso o candidato que, durante a realização da prova, for surpreendido portando aparelhos eletrônicos, tais como iPod, smartphone, telefone celular, agenda eletrônica, aparelhos MP3, notebook, tablets, palmtop, pendrive, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro, bem como relógio de qualquer espécie, óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, a exemplo de chapéu, boné e gorro. Candidatos com lápis, lapiseira (grafite), corretor líquido e/ou borracha também serão eliminados.

Salários
Os salários destinados aos professores e demais vagas em nível superior tem valor inicial de R$ 2.250 para 30 horas de trabalho semanais. Para o nível médio, o valor pago será de R$ 806.